sábado, janeiro 27, 2007

A Casa de Sarto

Perdidos e Achados
.
Um destes dias, enquanto arrumava alguns livros numa das prateleiras da estante da minha camarata de trabalho, redescobri quase perdidos uns velhinhos panfletos impressos em papel amarelecido pela passagem dos anos, adquiridos em tempos num alfarrabista de Lisboa, e de cuja existência já mal me lembrava. Mirei-os e congratulei-me com o achado: às vezes, as melhores descobertas bibliográficas jazem literalmente esquecidas na posse. À minha frente tinha, nada mais, nada menos, do que quatro preciosidades cuja leitura promete ser viva e intensa: do Padre José Agostinho de Macedo (na imagem acima), o "Sermão sobre a Verdade da Religião Católica", o "Sermão de Acção de Graças pelo Restabelecimento da Monarquia Independente", e um "A Voz da Justiça, ou o Desaforo Punido"; de Frei Fortunato de São Boaventura, um comentário a um "Documento Original da Maçonaria Portuguesa ou Terceiro Ensaio Anti-Religioso, que um sacerdote pedreiro-livre dirigiu em data de 20 de Abril de 1826 para Lisboa ao Excelentíssimo Senhor A.P.".
Havendo tempo, farei por citar aqui neste espaço qualquer coisa retirada destas obras; mas para já, consigo imaginar o festival de merecida bordoada corcunda que se vai abater em cheio sobre os costados da cáfila liberal, da corja jacobina e da trupe malhada, cujos directos herdeiros espirituais continuam desgraçadamente a azucrinar-nos o espírito quase duzentos anos depois.
JSarto

2 Comentários:

Blogger JSarto disse...

Agradecido pela referência. E não sei se porventura se apercebeu desta outra peça de José Agostinho Macedo que publiquei no meu blogue. Aqui fica a ligação - http://casadesarto.blogspot.com/2005/03/um-ano-de-pasquim-da-reaco.html

1:56 da manhã  
Blogger A Besta Esfolada disse...

Caro JSarto

Esta Casa é para lembrar a Memória de José Agostinho de Macedo, mas também de Frei Fortunato de São Boaventura, e ainda de todos os pensadores da Contra-Revolução.

Cumprimentos.

2:35 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial

Online counter